Se você está em busca do melhor esfigmomanômetro para comprar em 2024, este conteúdo pode te ajudar! Afinal, com tantas opções disponíveis no mercado, você deve estar com dificuldades de escolher o modelo ideal, não é mesmo?
Pensando nisso, analisamos diversos modelos e separamos uma lista com os 6 melhores esfigmomanômetros para se comprar em 2024.
Além da descrição de cada modelo, você também poderá comparar os prós e contras de cada um e, ao final, separamos uma série de dicas para te ajudar a analisar as características principais e fazer a melhor escolha.
Leia até o final e aproveite o conteúdo!
1 – Esfigmomanômetro Em Nylon Premium G-Tech
Esse é o melhor esfigmomanômetro com manguito de Nylon, que garante mais conforto aos pacientes e não machuca enquanto mede a pressão. É um modelo com ótimo custo-benefício e bastante confiável.
Além disso, ele é todo fabricado em material premium com a qualidade da marca G-Tech. Esse material é resistente e confere maior durabilidade quando comparado a outros modelos.
Ele está disponível nas cores grafite, preto, verde, vermelho e vinho. A pera (a parte usada para bombear o ar), se adequa bem à mão e é fabricada em material PVC resistente. Você recebe, junto ao aparelho, um estojo para guardar o instrumento em segurança.
É importante ressaltar que esse modelo conta com uma válvula um pouco dura comparada a outros modelos.
Então, se você não tiver prática em usar esse produto, outro modelo pode ser mais adequado. Outro ponto, é que o vélcro também não segura bem em braços maiores.
Prós
- Manguito de Nylon;
- Material Premium e alta qualidade;
- Excelente custo benefício;
- Cores variadas;
- Acompanha estojo.
Contras
- Válvula um pouco dura;
- O vélcro não segura bem em braços maiores.
2 – Monitor De Pressão Esfigmomanômetro Bic
Com a qualidade dos materiais BIC, este pode ser o melhor esfigmomanômetro para ser utilizado tanto em crianças, quanto em adultos.
O material é resistente e durável, e conta com a aprovação do INMETRO. Pode ser utilizado tanto em triagens, quanto em consultas ou estudos para estudantes de cursos ou graduações nas áreas da saúde.
Ele acompanha um estojo para armazenamento e transporte com segurança. Vale ressaltar que a pera é um pouco dura e o material da braçadeira esquenta bastante.
Prós
- Materiais de qualidade;
- Uso em adultos e crianças;
- Aprovado pelo INMETRO;
- Versátil;
- Acompanha estojo.
Contras
- Pera um pouco dura;
- O material da braçadeira esquenta bastante.
3 – Esfigmomanômetro P A Med
Esse modelo é o melhor esfigmomanômetro produzido pela P.A. Med, que é referência em produtos e materiais da área de saúde.
Ele conta ainda com selo de aprovação do INMETRO e dois anos de garantia fornecidos pelo fabricante.
Ele também acompanha um estojo de tamanho grande, impermeável e com zíper resistente para garantir que o seu aparelho seja bem armazenado.
O tamanho da braçadeira varia de 18 cm a 36 cm. Então, vale ressaltar que para quem tem o braço um pouco maior não será possível utilizar esse aparelho. A abertura da válvula também é um pouco dura, o que pode dificultar um pouco o manuseio.
Prós
- Alta qualidade;
- Selo de aprovação do INMETRO;
- 2 anos de garantia;
- Acompanha estojo impermeável e com zíper resistente.
Contras
- Braçadeira um pouco curta;
- Abertura da válvula um pouco dura.
4 – Kit Esfigmomanômetro + Estetoscópio Duplo Bic
Esse é um kit que pode ser o melhor esfigmomanômetro para estudantes ou profissionais da saúde que precisam adquirir ou renovar os seus equipamentos. Afinal, o kit contém um esfigmomanômetro e um estetoscópio duplo de ótima qualidade, da marca BIC.
Além disso, o kit também vem com um estojo grande onde ambos podem ser armazenados. O kit está disponível nas cores azul, preto, preto total e vermelho, e pode ser utilizado tanto em adultos quanto em crianças.
É importante lembrar que por ser um produto de uso geral o estetoscópio é pouco sensível e conta com olivas mais rígidas e talvez seja necessário a troca, posteriormente. Mas, isso pode ser resolvido facilmente adquirindo olivas de silicone maleável.
Prós
- Kit com dois aparelhos;
- Alta qualidade;
- Acompanha estojo;
- Disponível em diversas cores;
- Uso adulto e pediátrico.
Contras
- Olivas rígidas;
- O estetoscópio do kit tem pouca sensibilidade.
5 – Esfigmomanômetro com Braçadeira + Estetoscópio Rappaport Premium
Esse pode ser o melhor esfigmomanômetro no quesito custo-benefício, que pode ser utilizado principalmente por estudantes da área de saúde. Ele conta com esfigmomanômetro e um estetoscópio da marca Rappaport.
Esse é um kit básico, mas pode ser bastante útil para começar os seus estudos.
Ambos os aparelhos contam com selo tanto da ANVISA, quanto do INMETRO.
Um diferencial desse kit, é a braçadeira em Nylon hipoalergênica que deixa o paciente muito mais confortável, além de facilitar a desinfecção.
Além disso, o esfigmomanômetro é equipado com velcro duplo com uma alta aderência e excelente acabamento, além da garantia de 1 ano.
Vale lembrar que a circunferência da braçadeira é ideal apenas para braços de 18 a 35 cm e ele está disponível apenas na cor vinho.
Prós
- Bom custo-benefício;
- Selo da ANVISA e INMETRO;
- Braçadeira em nylon hipoalergênica;
- Velcro duplo de alta aderência;
- Garantia de 1 ano.
Contras
- Braçadeira um pouco curta;
- Disponível apenas na cor vinho.
6 – Kit Estetoscópio Spirit + Esfigmomanômetro Premium
Esse é um kit que apresenta um design singular e elegante, todo em preto com detalhes dourados. Então se o design é algo importante para você, essa pode ser uma boa opção.
Apesar de ser um kit básico, eles atendem bem a proposta e acompanham um estojo minimalista para que sejam armazenados corretamente.
O estetoscópio é leve, possui ótimo acabamento e olivas confortáveis. Enquanto o esfigmomanômetro conta com material de alta qualidade que não machuca o paciente enquanto afere a pressão e é muito fácil de ser utilizado. Até mesmo por estudantes.
Considere que esse é um kit para iniciantes, então não terá uma performance tão avançada. Pode ser necessário trocar com o passar do tempo. O estetoscópio, por exemplo, não tem uma boa sensibilidade.
Prós
- Kit com 2 aparelhos;
- Design elegante;
- Acompanha estojo de armazenamento;
- Estetoscópio leve e com olivas confortáveis;
- Esfigmomanômetro com material de alta qualidade.
Contras
- Kit não atende ao uso profissional;
- O estetoscópio do kit não tem boa sensibilidade.
Como Funciona o Esfigmomanômetro
O esfigmomanômetro é um aparelho utilizado para aferir a pressão arterial. Em geral, é um aparelho utilizado mais em ambientes hospitalares, clínicas da área da saúde, ou por estudantes da área da saúde.
Ele contém um manômetro (aquele relógio que de fato mede a pressão sanguínea), e um manguito que é fixado à parte superior do braço e é ligado por tubos à chamada “pera” (bolinha de borracha que insufla o ar).
No momento da aferição, é comum que o profissional da saúde também utilize o estetoscópio, para auxiliar na medição, ouvindo os batimentos. Por isso, geralmente o esfigmomanômetro é vendido em forma de kit, acompanhado do estetoscópio.
Seu funcionamento é bastante simples. Basicamente, fixa-se o manguito (braçadeira) no braço da pessoa que terá a pressão aferida, 2 dedos acima da 2 dedos acima da fossa cubital (dobra do braço).
Depois, utiliza-se a pera para inflar o manguito pressionando o braço e utiliza-se o estetoscópio para insuflar até parar de ouvir a pulsação.
Logo em seguida, o profissional utiliza a válvula para aliviar a pressão e liberar a circulação de modo que o manômetro consiga medir a pressão do sangue e o profissional consiga identificar em qual medição os batimentos retornam e somem novamente.
Dessa forma, o profissional identifica tanto a pressão sistólica (máxima), quanto a pressão diastólica (mínima).
Como Escolher o Melhor Esfigmomanômetro
Existem diversos aspectos que devem ser considerados na hora de escolher um bom esfigmomanômetro para você.
Para te ajudar a escolher a melhor opção, listamos abaixo os principais critérios que devem ser considerados na hora de escolher o melhor esfigmomanômetro para você.
Confira logo abaixo e tome a melhor decisão possível para a sua saúde.
Tipos de Esfigmomanômetros
Existem, hoje, três tipos principais de esfigmomanômetro. Eles são: o aneróide, de mercúrio e digitais. A seguir falaremos mais sobre cada um deles.
- Aneróide: esses são os esfigmomanômetros utilizados com auxílio do estetoscópio. Eles são muito menores e compactos, perfeitos para serem levados a qualquer lugar sem dificuldades. Você pode vê-los bastante em clínicas e hospitais justamente pela sua praticidade.
- De mercúrio: devido à presença do mercúrio, esse é um esfigmomanômetro que está sendo substituído por digitais e aneróides devido à segurança. Eles são mais pesados e maiores, o que dificulta a sua locomoção. Hoje em dia são pouco vistos e comercializados.
- Digitais: para pessoas que não são profissionais de saúde esse é o melhor esfigmomanômetro possível. Eles são super portáteis e perfeitos para você ter em casa e levar consigo para onde quer que vá. Além disso, são mais fáceis de visualizar as informações.
Precisão
A precisão em um esfigmomanômetro é de grande importância para garantir um resultado mais condizente com o real estado da pessoa ou paciente.
Nesse sentido, é importante destacar que aqueles medidores aferem a pressão no braço costumam ser mais precisos do que os que aferem no pulso, claro que, com uma margem pequena de diferença.
Por sua vez, entre o digital e o manual, a segunda opção ainda é a mais escolhida pelos profissionais da saúde, por ter uma maior precisão.
Além disso, se você for optar por realizar a sua compra na internet, lembre-se de verificar se o produto tem os selos de qualidade do INMETRO ou da ANVISA. Pois isso garante que o modelo foi testado para garantir a qualidade e precisão do modelo.
Facilidade de uso
É preciso escolher um aparelho que seja simples de utilizar e seja adequado para as suas habilidades.
Ou seja, se você for um profissional ou estudante da área da saúde, pode ser mais interessante optar por um modelo manual que já venha com um estetoscópio junto ao esfigmomanômetro.
No entanto, se você não tem habilidade para manusear um modelo manual e quer apenas ter um aparelho em casa, para uso esporádico, pode ser mais interessante adquirir um modelo digital. Afinal, esses modelos são muito mais práticos e não exigem conhecimentos específicos.
Tamanho do manguito
Em geral, a circunferência do braço é bem padronizada, mas tudo vai depender do físico da pessoa que precisa utilizar o aparelho.
Pacientes obesos, por exemplo, precisam de um manguito mais comprido, enquanto que pessoas mais magras precisam de um mais curto. Em geral, a recomendação é que você busque circular, pelo menos, 80% da extensão do seu braço com o manguito.
Hoje, felizmente, existem manguitos de todos os tamanhos, desde infantis até para pessoas com braços muito grandes, seja por genética, biotipo ou obesidade. Isso facilita na hora de fazer a sua compra.
Porém, se você for realizar a compra para uma pessoa específica, nunca deixe de medir a circunferência do braço do paciente antes de comprar o produto. Assim você terá certeza do que comprar.
Já se você deseja adquirir o seu produto para utilizar em diversos pacientes, a melhor dica é procurar um produto com a maior variação em cm. Assim, você conseguirá atender bem uma diversidade de pessoas.
Durabilidade e qualidade da construção
A marca, em geral, é relevante aqui. Muitas marcas mais famosas utilizam materiais de altíssima qualidade para construir seus aparelhos.
É importante lembrar que o aparelho deve ser um investimento de longa duração. Por isso, é fundamental que ele dure por bastante tempo, funcionando normalmente e em boas condições.
Além disso, materiais hipoalergênicos, de fácil higienização e mais confortáveis, podem fazer toda a diferença.
Legibilidade
Leitores de esfigmomanômetros manuais podem ser confusos para muitas pessoas leigas. Por isso, para adquirir esse tipo de aparelho é necessário ter o conhecimento necessário para utilizá-lo e conseguir ler as informações da forma correta.
Por isso, se você não tem o conhecimento técnico para utilizar as versões manuais, é importante buscar por um modelo digital que apresente as informações de forma clara.
Portabilidade
Como dito anteriormente, alguns esfigmomanômetros podem ser mais portáteis do que outros. Por isso, é importante se atentar a este detalhe, principalmente se a sua intenção é transportá-lo diariamente.
Nesses casos, é interessante optar por modelos que vem em forma de kit já com um estojo para armazenamento e transporte.
Facilidade de manutenção
Não adianta ter um esfigmomanômetro de boa qualidade e que atenda às suas expectativas se, por exemplo, suas peças de reposição não são vendidas no país ou se não há um profissional capacitado por perto que possa te ajudar em caso de quebra do aparelho.
Por isso, é importante buscar saber sobre a assistência do aparelho, se suas partes são vendidas separadamente e onde as adquirir. Tudo isso irá ajudá-lo a longo prazo, garantindo muito mais tempo com seu dispositivo.
Além disso, se o produto conta com garantia, verifique onde ficam as assistências antes de realizar a compra. Assim, você evita transtornos no futuro. Principalmente se você está pensando em investir em um modelo mais caro.
Certificações e aprovações
Nunca adquira um esfigmomanômetro que não foi verificado e aprovado pelo INMETRO, que é o maior órgão de fiscalização de tecnologias e qualidade.
Há muitas marcas que não possuem nenhum selo de verificação, o que significa que provavelmente não passaram por testes efetivos e coletas de dados.
Além do selo de INMETRO, é importante que o mesmo tenha o selo da ANVISA. Se o aparelho tiver ainda a aprovação da sociedade brasileira de hipertensão, esse é um bom sinal de qualidade.
Perguntas Frequentes
Qual o melhor esfigmomanômetro digital ou manual?
O melhor esfigmomanômetro depende do seu objetivo e do seu nível de conhecimento técnico. Para profissionais e estudantes da saúde o modelo manual é a melhor opção. Já para quem não tem conhecimento específico e quer um aparelho prático para ter em casa, o digital pode ser o ideal.
Qual a margem de erro do aparelho de pressão digital?
A margem de erro do aparelho de pressão digital, varia a depender do modelo, marca e tipo de aparelho. No entanto, essa margem costuma ser bem pequena, cerca de 3 mmHg.
Por que não pode aferir a pressão toda hora?
Não é exatamente proibido medir a pressão várias vezes seguidas ou a cada hora, mas isso pode gerar problemas nos resultados da aferição, devido a ansiedade gerada nessa situação que eleva os batimentos e, consequentemente, aumenta naturalmente a pressão.
É verdade que o café aumenta a pressão?
A longo prazo, em pessoas com certa sensibilidade ao café, ele pode, sim, causar um aumento da pressão. Apesar disso, não é um dos fatores principais para resultados de alta pressão, havendo muito mais associação com consumo de sal e ansiedade ou estresse.
Conclusão: O Melhor Esfigmomanômetro de 2024
Em suma, escolher o melhor esfigmomanômetro depende do nível de conhecimento específico que você tem, do tipo de aparelho que busca e da finalidade para qual precisa utilizá-lo.
No entanto, o Esfigmomanômetro Em Nylon Premium G-Tech é uma ótima opção desse tipo de aparelho, devido à sua qualidade premium e ótimo custo-benefício.
Você pode também aproveitar as dicas deste conteúdo para analisar e comparar os modelos da lista, para identificar qual modelo melhor atende às suas necessidades. Boa compra!